Logo Centro
ESCREVA-SE
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

As telenovelas e o racismo

 

Laís Damaceno Camargo de Anchieta

 

         As telenovelas brasileiras têm o costume de apresentar temas do período histórico. Dessa forma, os enredos estão em constante mudança. Porém, algo que não teve relevante diferença é o fato da discriminação racial, principalmente contra as pessoas negras.

          Pode-se perceber que as novelas transmitidas pela televisão, na maioria das vezes, têm pessoas brancas como protagonistas e apresentam os negros como inferiores e de forma marginalizada. Embora 75% da população brasileira economicamente desfavorecida seja de pessoas negras, a maneira com a qual o assunto é debatido aliena a população em relação ao racismo.

           No Brasil, o período da escravidão ficou marcado e, ainda hoje, há seus vestígios na sociedade. Sendo assim, eles também são encontrados nas telenovelas, que mesmo possuindo um protagonista negro, ao mesmo tempo rebaixa tal raça, conferindo papéis sociais inferiores a esses personagens. Além do que, a minoria dos destaques sejam atrizes e atores negros.

            Por conseguinte, as emissoras de televisão deveriam expor suas novelas de maneira mais adequada, ou seja, não inferiorizando e marginalizando essas pessoas e valorizando o trabalho dos artistas negros. Dessa forma, as crianças e adolescentes negros poderão se ver representados positivamente.

 

(Laís Damaceno Camargo de Anchieta, aluna do 1º. Ano do ensino médio)

© 2020 Anglo - Curso Cidade de Araçatuba
PARA ESTAR NO MUNDO DE UM JEITO ÚNICO