Logo Centro
Histórico - Foto 5

 IDEIA INICIAL

A ideia de uma escola com a marca Anglo em Araçatuba nasceu em 1978 devido à grande procura por cursos pré-vestibulares na cidade. Antes desta escola, só existia um outro cursinho, o que fazia com que muitos alunos da cidade e região procurassem a capital ou cidades maiores para se preparar para  os vestibulares mais difíceis das unidades públicas do país.

Professor Kazuo

Foi o professor Kazuo Sugayama quem conseguiu a marca Anglo para Araçatuba. A escola foi fundada em janeiro de 1979 na rua Floriano Peixoto, 131, com duas turmas de cursinho, apenas. 

No ano seguinte, em 1980, o professor Kazuo vendeu a escola para o empresário Marco Antônio dos Santos que, naquela época, já era proprietário de várias unidades do Anglo na região, sendo a maior delas em São José do Rio Preto, o que facilitou trazer para Araçatuba as "estrelas", como eram conhecidos aqueles professores que davam aulas-show. Naquele ano foram implantadas as turmas do ensino médio.


Em 1981, Marco Antônio vendeu o Anglo Araçatuba para o professor José Renato Bueno. Com ele, em 1982, a escola saiu da rua Floriano Peixoto e foi instalada na rua Duque de Caxias, 29, no centro da cidade.

Waldman Biolcati 
Dois anos depois, em 1984, o então diretor pedagógico do Colégio Objetivo, professor Waldman Biolcati, comprou e assumiu o Colégio Anglo Araçatuba mantendo-se, até hoje, como diretor-proprietário.


NOVA FASE
Com Waldman Biolcati ocorreu uma nova mudança de endereço em 1990. A escola saiu do centro da cidade para a rua São Marcos, 349. A mudança foi necessária porque a escola cresceu de 7 para 11 turmas, graças aos resultados obtidos pelos alunos nos principais vestibulares do país. Mas em 1999, devido a uma nova política econômica no país, o Anglo Araçatuba voltou a ter só sete salas de aula para garantir um melhor aproveitamento dos alunos e a qualidade de ensino almejada pela direção e pelos pais.


Agora, nos anos 2000, o Colégio Anglo Araçatuba continua uma referência em educação no ensino médio e cursinho preparatório para vestibulares na cidade e região. É, disparado, o primeiro colocado no Enem. Anualmente ostenta aprovações de alunos nas melhores universidades públicas e privadas do país. E o Jornal dos Aprovados, publicado todos os meses de outubro, prova isto.


O Colégio  Anglo Araçatuba continua com professores-estrelas, os melhores da cidade e região. Muitos com doutorado (até fora do país), mestrado e especializações. Possui uma plataforma inovadora de ensino à distância, que propicia aulas-extras com professores-tutores de São Paulo. Toda tecnologia está sendo colocada a favor dos alunos e da educação por meio de uma plataforma moderna. Há plantões de dúvidas com os professores que dão aula, correção de texto pela professora que está na sala de aula, e um sistema de avaliação e simulados que prepara os alunos para os principais vestibulares do país.


O Anglo Araçatuba também faz questão de ajudar a comunidade. Tem na Gincana entre as turmas um evento cultural e esportivo, mas com uma prova de arrecadação de alimentos que beneficia mais de 30 entidades assistenciais de Araçatuba e região. São toneladas distribuídas anualmente.


Há uma preocupação com o enriquecimento cultural e o entrosamento dos alunos que motiva as sextas-feiras musicais. Os shows acontecem durante os intervalos entre as aulas no palco da área de descanso dos alunos. Alunos e professores se revezam nos instrumentos musicais e microfones. Os ritmos são os mais diversos. E também há números de dança.
São muitos os diferenciais da escola: viagens educativas, excursões para conhecer as universidades públicas, aulas de laboratório de biologia e química, jornal "O Leão Gordo", aula especial para o Enem, entre outros.
Acompanhe todo o trabalho neste site e nas redes sociais do Anglo Araçatuba.
 

© 2019 Anglo - Curso Cidade de Araçatuba
PARA ESTAR NO MUNDO DE UM JEITO ÚNICO